Recomendações nutricionais durante e após o tratamento do câncer

As pessoas com câncer precisam manter um peso corporal saudável e comer alimentos nutritivos. Às vezes, os efeitos colaterais do tratamento do câncer podem fazer com que uma pessoa coma menos e perca peso. Perder peso sem tentar, pode torná-la fraca e desnutrida. Por outro lado, alguns tratamentos contra o câncer podem causar aumento de peso.

Diretrizes nutricionais durante o tratamento do câncer

Aqui estão algumas recomendações gerais de nutrição para pessoas que recebem tratamento de câncer:

Manter um peso saudável.

Para muitas pessoas, isto significa evitar a perda de peso, obtendo calorias suficientes todos os dias. Para pessoas que são obesas, isto pode significar perda de peso. Pergunte à sua equipe de saúde se você deve tentar perder peso durante o tratamento. Talvez seja melhor esperar até depois do tratamento para que você tenha toda a nutrição necessária para se manter forte. Se você tentar perder peso durante o tratamento, ele deve ser moderado, ou seja, apenas cerca de um quilo por semana.

Obtenha os nutrientes essenciais.

Estes incluem proteínas, carboidratos, gorduras e água.

Seja tão ativo quanto possível.

Por exemplo, faça uma caminhada diária. Se você sentar ou dormir demais, pode perder massa muscular e aumentar sua gordura corporal, mesmo que não esteja ganhando peso.

Formas de obter nutrientes essenciais e controlar um peso saudável

O aconselhamento nutricional pode ajudar as pessoas com câncer a obter nutrientes essenciais, tais como proteínas, vitaminas e minerais. Também pode ajudá-las a manter um peso corporal saudável.

Para o aconselhamento nutricional, é importante visitar um profissional qualificado. Isto significa um dietista registrado (RD) ou um nutricionista dietista registrado (RDN). Peça ajuda à sua equipe de saúde para encontrar um desses profissionais. Você também pode encontrar um dietista através da Academia de Nutrição e Dietética.

Os dietistas e outros especialistas em nutrição podem ajudá-lo a criar uma dieta que atenda às suas necessidades nutricionais específicas. Suas recomendações podem incluir:

  • Vitaminas ou minerais que você não está recebendo o suficiente de alimentos que ingere;
  • Suplementos nutricionais líquidos e petiscos para ajudar a atingir seu objetivo;
  • Tubos de alimentação ou suporte nutricional apropriado para seu corpo.

Efeitos colaterais e nutrição

O tratamento do câncer frequentemente causa efeitos colaterais, tais como diarreia, náuseas, feridas na boca e alterações no paladar. Esses efeitos colaterais podem dificultar a alimentação ou a bebida. Siga estas dicas para ajudá-lo a obter a nutrição que você precisa:

  • Se a água tiver um sabor desagradável para você, busque ingerir mais líquido através de alimentos e outras bebidas. Por exemplo, coma sopa ou melancia e beba chá, leite ou substitutos do leite. Uma bebida esportiva é outra opção. Há bebidas sem açúcar disponíveis para as pessoas que observam a glicose no sangue. Você também pode aromatizar sua água adicionando um pouco de suco de frutas.
  • Se a comida tem sabor suave, tente temperá-la com especiarias saborosas. Por exemplo, experimente usar limão, alho, cayenne, endro e alecrim. Se sua boca estiver dolorida, você pode precisar escolher alimentos não ácidos e não picantes até que cicatrize.
  • Coma 6 pequenas refeições ao longo do dia ao invés de 3 grandes refeições. Certifique-se de atingir seu objetivo calórico com essas refeições menores.
  • Se a carne não for mais atrativa, obtenha proteína de outros alimentos. Por exemplo, experimente peixe, ovos, queijo, feijão, nozes, manteigas de nozes, tofu, ou batidos com alto teor de proteína.
  • Se você tiver um sabor metálico na boca, chupar menta, mastigar chicletes ou experimentar frutas cítricas frescas. Use utensílios de plástico e cozinhe em panelas e panelas não metálicas. Também, tente escovar os dentes ou enxaguar a boca antes de comer.
  • Se você tiver feridas na boca ou uma infecção na gengiva, use um liquidificador ou processador de alimentos para tornar a textura de vegetais e carnes macia. Para adicionar maciez e mais calorias, adicione manteiga, molhos suaves, molho ou creme. Experimente sucos ou fazer smoothies porque a umidade extra pode ajudar a suavizar uma boca dolorida.

Alguns efeitos colaterais são frequentemente tratados com medicamentos. Se seus efeitos colaterais estão afetando sua hidratação e nutrição, converse com sua equipe de saúde.

O uso de suplementos dietéticos

Suplementos dietéticos de baixa dosagem, como as multivitaminas, podem ser úteis para pessoas com câncer que não são capazes de obter todos os nutrientes através dos alimentos. As multivitaminas são produtos dietéticos que contêm a maioria das vitaminas, minerais e oligoelementos necessários diariamente. Eles também podem conter alguns minerais como cálcio, magnésio ou ferro. São normalmente tomados por via oral como um comprimido, cápsula, comprimido, líquido ou pó. Doses altas de suplementos nutricionais específicos podem ser prejudiciais. Não se sabe se alguns destes podem afetar seu tratamento, portanto converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

Faça à sua equipe de saúde as seguintes perguntas sobre os suplementos dietéticos:

  • Quais são os benefícios de tomar este suplemento dietético?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais?
  • Existem riscos para tomá-lo?
  • Tomar suplementos dietéticos pode interferir no meu tratamento de câncer?
  • Quanto devo tomar e por quanto tempo?
  • Onde posso saber mais sobre os suplementos dietéticos?
  • Leia mais sobre produtos dietéticos e herbáceos.

Segurança alimentar

As pessoas em tratamento de câncer devem estar cientes da segurança alimentar. Alguns tratamentos podem enfraquecer o sistema imunológico, o que pode aumentar o risco de uma infecção. Uma infecção de origem alimentar ocorre quando bactérias, vírus ou fungos prejudiciais contaminam os alimentos e o deixam doente. Aqui estão algumas dicas básicas de segurança alimentar para reduzir o risco de infecção:

  • Lave suas mãos antes e enquanto você manuseia e prepara os alimentos.
  • Enxagüe bem os legumes e frutas antes de comê-los.
  • Manuseie e armazene os alimentos com segurança. Por exemplo:
  • Use tábuas de corte separadas para carnes e legumes
  • Armazenar a carne e o peixe na prateleira inferior da geladeira
  • Não descongelar os alimentos no balcão ou sob água quente corrente
  • Refrigerar os alimentos logo após todos terem sido servidos
  • Coma alimentos totalmente cozidos. Por exemplo, não coma ovos que não estejam cozidos sólidos e não coma peixe cru, ostras ou mariscos.
  • Não coma ou beba alimentos não pasteurizados. Isto inclui bebidas como cidra não pasteurizada, leite cru e sucos de frutas, e alimentos como queijos feitos com leite não pasteurizado.
  • Certifique-se de que o alimento que você compra não tenha ultrapassado sua data de venda ou de vencimento e siga as instruções sobre o armazenamento adequado.

Dieta e nutrição após o tratamento

A maioria das recomendações nutricionais inclui uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais. O efeito de fatores dietéticos específicos sobre as taxas de sobrevivência ao câncer ainda não é bem compreendido. Mas uma dieta saudável é importante para os sobreviventes de câncer porque eles podem ter um risco maior de outras condições de saúde, tais como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e enfraquecimento dos ossos.

Para diminuir o risco de outras doenças, os médicos geralmente recomendam que os sobreviventes de câncer sigam recomendações comuns para uma boa saúde. Estas incluem:

  • Comer uma dieta alimentar rica em nutrientes e plantas.
  • Deixar de fumar
  • Mantendo um peso saudável
  • Minimização do consumo de álcool
  • Mantendo-se fisicamente ativo
  • Recursos relacionados
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Enviar mensagem
1
Podemos te ajudar?
Olá!
Você pode estar buscando falar com a gente sobre medicamentos, Roda de Conversas Gratuitas e Online e até mesmo para participar do PXCare, nosso programa de Assistência Farmacêutico gratuito. Como podemos te ajudar?